A Curricularização da Extensão no Instituto Federal do Rio Grande do Sul

um breve relato

Palavras-chave: Extensão. Graduação. Curricularização.

Resumo

Resumo: Em conjunto com o ensino e a pesquisa, a extensão integra a tríade de atividades acadêmicas destinadas ao cumprimento da função educacional e social nas universidades e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O Plano Nacional de Educação (2002-2012) em sua meta 12 preconiza assegurar, no mínimo, dez por cento do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, o que desencadeou a reformulação dos Projetos Político Pedagógicos (PPC) nas diferentes instituições brasileiras. Neste contexto, o presente artigo tem por objetivo fomentar a discussão acerca do processo de implantação da curricularização da extensão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Mesmo diante dos desafios encontrados, entendemos que a metodologia utilizada mostrou ser capaz auxiliar no desenvolvimento e na implantação da curricularização da extensão desde as etapas iniciais de sensibilização até sua efetiva implementação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Toigo Trentin, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação - UNISINOS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - UFRGS

Magali Ines Pessini, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação em Ciências - UFRGS

 

Luciana Calabró, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação em Ciências - UFRGS

Bolsista PNPD do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciência na Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Orientadora 

Publicado
2023-03-27