A Curricularização da Extensão no Instituto Federal do Rio Grande do Sul
um breve relato
Resumo
Resumo: Em conjunto com o ensino e a pesquisa, a extensão integra a tríade de atividades acadêmicas destinadas ao cumprimento da função educacional e social nas universidades e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O Plano Nacional de Educação (2002-2012) em sua meta 12 preconiza assegurar, no mínimo, dez por cento do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, o que desencadeou a reformulação dos Projetos Político Pedagógicos (PPC) nas diferentes instituições brasileiras. Neste contexto, o presente artigo tem por objetivo fomentar a discussão acerca do processo de implantação da curricularização da extensão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Mesmo diante dos desafios encontrados, entendemos que a metodologia utilizada mostrou ser capaz auxiliar no desenvolvimento e na implantação da curricularização da extensão desde as etapas iniciais de sensibilização até sua efetiva implementação.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Apesar da revista não oferecer remuneração aos autores pela publicação de seus textos, já que os direitos autorais são cedidos em favor do periódico, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade dos autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Importa dizer a esse respeito que a revista se utliza do sistema de atribuição de autoria do Creative Commons License do tipo CC BY-NC, o que garante a possibilidade de uso e compartilhamento do material plubicado para fins não-comerciais, desde que feita a atribuição de autoria e do meio de publicação original.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.