Histórico

Vindo a lume no ano de 2015, a Revista Interdisciplinar Animus marcou um importante avanço, do ponto de vista acadêmico-científico, para o IFMT campus Pontes e Lacerda – Fronteira Oeste. A publicação de um periódico científico inseriu o campus, bem como o IFMT, em uma dinâmica de registro e divulgação de conhecimentos e resultados de pesquisas no contexto acadêmico mato-grossense e brasileiro. A partir de sua concepção, de cujo projeto participaram docentes de diversas áreas do conhecimento, a revista tem mantido seu compromisso de fortalecer a prática e a divulgação de conhecimento científico de modo a inserir-se na dimensão da produção acadêmica de maneira ativa e constante. Nesse sentido, seus esforços têm sido no sentido de resguardar espaço de publicação e acesso a pesquisas e trabalhos científicos de forma a impulsioná-los em sua produção e circulação. 

 

Foco e Escopo

A Revista Interdisciplinar Animus constitui-se como um periódico científico interdisciplinar que visa publicar artigos das mais diversas áreas do conhecimento de modo a respeitar os princípios da pluralidade científica e da interdisciplinaridade, e resenhas de livros publicados nos últimos cinco (5) anos. Nesse sentido, ela destina-se à divulgação dos mais diversos enfoques teóricos e metodológicos que subjazam as diferentes práticas de investigação científica. Poranto, além de pesquisas, debates e discussões que insiram-se no campo específico das diferentes áreas do conhecimento, a revista busca fomentar práticas inter e transdisciplinares  que promovam o conceito de integração dos saberes. Por fim, é válido salientar seu intuito de tornar-se fonte de publicização e meio de acesso, por parte de alunos, professores e pesquisadores, à produção científica regional e nacional. 

 

Política de avaliação por pares 

Os textos submetidos que estejam em conformidade com o estabelecido na seção de Diretrizes para autores serão avaliados por dois (2) pareceristas do Conselho Científico ou pareceristas ad hoc em sistema duplo-cego. Os resultados das avaliações serão encaminhados aos autores constando a recomendação - quando da predominância de pareceres favoráveis - ou não - quando da predominância de pareceres desfavoráveis - para a publicação. Em caso de recurso contra pareceres desfavoráveis, o Conselho Editorial expedirá novo parecer definitivo, seguindo o mesmo sistema de avaliação. 

Nos casos em que houver a indicação de correções para textos com pareceres favoráveis, os autores deverão fazer as adequações necessárias e reenviá-los em prazo mínimo estipulado pela equipe editorial. 

Nos casos em que o texto receber pareceres desfavorávereis, os autores serão comunicados e receberão as indicações concernentes aos motivos da não recomendação para a publicação. 

Além disso, todo o processo editorial se baseia no princípio de que os pareceristas não devem ter conflitos de interesse a declarar no momento em que assumam as funções que lhes são de competência.

 

Periodicidade

A revista funciona em sistema de fluxo contínuo.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista permite o acesso livre a todo o seu conteúdo, o que significa que todos os textos publicados podem ser acessados e utilizados por seus leitores sem qualquer custo ou restrição, desde que respeitada a linceça de uso do Creative Commons utilizada pela revista (CC BY-NC). A adoção de tal política parte da premissa de que a ampla divulgação do conhecimento científico contribui para a democratização mundial do conhecimento. 

Licença Creative Commons Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

Compromisso ético

A Revista Interdisciplinar Animus conduz todas as suas atividades editoriais de acordo com as diretrizes éticas estabelecidas pelo Committee on Publication Ethics – COPE (http://publicationethics.org/), bem como as diretrizes estipuladas pela Comissão de Integridade na Atividade Científica do CNPq (http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes). Nesse sentido, as práticas de plágio, autoplágio, falsificação e fabricação de dados não serão permitidas, tendo em mente o estabelecido pelo Guia de Recomendações de Práticas Responsáveis (2013), da Academia Brasileira de Ciências (http://www.abc.org.br/IMG/pdf/doc-4559.pdf). 

Além disso, o Conselho Editorial compromete-se com os princípios da impessoalidade, da transparência e da confidencialidade nas avaliações, preservando o direito de avaliadores e de autores no processo editorial. 

Como parte das ações de prevenção contra a prática de plágio, a revista utilizará o software Plagius –  Detector de plágio – em suas atividades editoriais.

 

Encargos e taxas

A revista não cobra nenhuma taxa para a avaliação ou publicação dos textos. Trata-se de um periódico com publicação e acesso totalmente gratuitos.