O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Estão sendo enviados os dois arquivos solicitados: Com Identificação e Sem Identificação dos autores?

Diretrizes para Autores

POLÍTICA DE SUBMISSÃO

Os artigos enviados para avaliação da Revista Animus devem ser inéditos e não devem estar pendentes para publicação em outro periódico. Contudo, é permitida a submissão de artigos publicados em anais de conferências científicas no Brasil ou no exterior.

Cabe ressaltar que não serão devidos direitos autorais ou qualquer remuneração pela publicação dos trabalhos na Revista Animus, em qualquer tipo de mídia. A publicação se constitui parceria, por conseguinte, não acarretará ônus ao(s) autor(es).

PROCEDIMENTO DE SUBMISSÃO

Os artigos a serem submetidos a seleção deverão ser somente em meio eletrônico, enviando diretamente através do site: http://animus.plc.ifmt.edu.br e que possui fluxo contínuo de recebimento de artigos. 

FORMA E PREPARAÇÃO DOS ARTIGOS

Os artigos devem ser submetidos preferencialmente em Português, entretanto, podem ser aceitos em Inglês, Espanhol ou Francês. Em quaisquer dos casos, deverá ser incluído ao artigo um resumo em inglês e outro em português.

Os artigos devem ser apresentados na forma mais concisa possível, tendo no mínimo 10 e no máximo 20 páginas, para artigos, e de 05 a 10 páginas para notas de pesquisa e resenhas incluindo texto, tabelas, gráficos e referências bibliográficas.

Na primeira página do texto, deve constar o título, o resumo e palavras-chaves em português, seguido de suas traduções para o inglês, espanhol ou, no caso de artigo escrito em língua estrangeira, português.

O resumo não deve exceder a 250 palavras e deve conter apresentação do tema, objetivo, metodologia e resultados alcançados. As páginas seguintes devem conter o texto e as referências bibliográficas. Gráficos, tabelas, desenhos, mapas e fotografias com legendas explicativas devem ser incluídos nos seus respectivos lugares.

O texto deverá estar digitado no formato A4 (297 x 210mm), usando o editor Word 6.0 ou posterior, fonte Times New Roman 12, recuo do parágrafo de 1,25cm, espaço 1,5 entre linhas, observando-se as seguintes margens: 3,0cm do lado esquerdo, 3,0cm do lado direito, 2,5cm na parte superior e 2,5cm na parte inferior. As páginas não deverão ser numeradas.

O artigo deverá possuir a seguinte estrutura:

  • Título – tamanho da fonte 14, em negrito e caixa alta, centralizado;
  • Resumo: até 250 palavras, tamanho 12, espaçamento simples, justificado.
  • Palavras-chave: entre 3 e 5 palavras separadas por ponto.
  • Título traduzido: tamanho da fonte 12, em negrito, caixa alta, itálico e centralizado;
  • Resumo traduzido: tamanho 12, espaçamento simples, justificado.
  • Introdução;
  • Desenvolvimento dividido em subtítulos (os títulos e subtítulos deverão estar apenas com a primeira letra maiúscula, tamanho 12 da fonte e em negrito).
  • Considerações Finais;
  • Referências Bibliográficas.

As referências bibliográficas deverão ser relacionadas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor e de acordo com as normas da ABNT (NRB-6023, agosto de 2002). Os títulos dos periódicos deverão ser abreviados de acordo com o que estabelece o World List of Scientific Periodicals.

Não deve ser incluído o nome dos autores no manuscrito. No processo de submissão deverá ser incluído no formulário o nome completo, com resumo profissional, endereço do autor principal e e-mail de todos os autores. Recomenda-se resenhas de livros publicados nos últimos dez anos.