A Curricularização da Extensão no Instituto Federal do Rio Grande do Sul

um breve relato

Resumen

Resumo: Em conjunto com o ensino e a pesquisa, a extensão integra a tríade de atividades acadêmicas destinadas ao cumprimento da função educacional e social nas universidades e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O Plano Nacional de Educação (2002-2012) em sua meta 12 preconiza assegurar, no mínimo, dez por cento do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, o que desencadeou a reformulação dos Projetos Político Pedagógicos (PPC) nas diferentes instituições brasileiras. Neste contexto, o presente artigo tem por objetivo fomentar a discussão acerca do processo de implantação da curricularização da extensão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Mesmo diante dos desafios encontrados, entendemos que a metodologia utilizada mostrou ser capaz auxiliar no desenvolvimento e na implantação da curricularização da extensão desde as etapas iniciais de sensibilização até sua efetiva implementação.

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Biografía del autor/a

Daiane Toigo Trentin, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação - UNISINOS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - UFRGS

Magali Ines Pessini, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação em Ciências - UFRGS

 

Luciana Calabró, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação em Ciências - UFRGS

Bolsista PNPD do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciência na Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Orientadora 

Publicado
2023-03-27