Irmandades Negras no Brasil Colônia
Espaços de Catequese, Socialização e Resistência
Resumen
Este ensaio tem o objetivo de analisar o papel das irmandades negras religiosas no Brasil colonial como instrumento importante de conversão da população negra advinda do tráfico de escravizados, no qual foi utilizado como instrumento fundamental a devoção aos santos católicos. O estudo ainda busca compreender como os devotos negros se articularam nessas confrarias, criando laços de solidariedade, formas de resistência cultural, ressignificando a religiosidade vivida e se distanciando do catolicismo oficial. Desta forma, para atender aos objetivos propostos, será realizada uma revisão bibliográfica estruturada em torno da análise crítica de obras que tratam dos aspectos históricos, culturais e sociais das irmandades negras no Brasil Colônia.
Descargas
Derechos de autor 2025 Revista Interdisciplinar Animus

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.
Apesar da revista não oferecer remuneração aos autores pela publicação de seus textos, já que os direitos autorais são cedidos em favor do periódico, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade dos autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Importa dizer a esse respeito que a revista se utliza do sistema de atribuição de autoria do Creative Commons License do tipo CC BY-NC, o que garante a possibilidade de uso e compartilhamento do material plubicado para fins não-comerciais, desde que feita a atribuição de autoria e do meio de publicação original.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.




