A exploração do Tablete Babilônico Ybc 7289 de 1800 a.c para o ensino de Matemática: possibilidades didáticas com o uso da História da Matemática
Resumo
O presente artigo é uma pesquisa em História da Matemática para o ensino e tem como objetivo identificar as principais possibilidades didáticas que podem emergirem a partir do estudo e exploração do tablete babilônico YBC 7289. Assim, como sujeitos dessa pesquisa tivemos quatro professores de Matemática do Ensino Fundamental, organizando-a com os aspectos qualitativos, bibliográficos e análise da reunião ocorrida com tais professores. Para compor o cenário, formulou-se o seguinte problema: como o YBC7289 pode fazer parte do ensino de Matemática na Educação Básica e quais possibilidades didáticas podem ser identificadas a partir de seu uso com um grupo de professores? Desse modo, a pesquisa baseou-se no uso de artefatos históricos para o ensino, com ênfase nos mesopotâmicos que destacaram algumas das origens de conceitos da Matemática estudados na Educação Básica. O artefato histórico matemático utilizado é o YBC 7289 e a análise da conversação identificou três possibilidades didáticas explicitadas como os conteúdos matemáticos, as estratégias didáticas e os contextos interdisciplinares.
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