A exploração do Tablete Babilônico Ybc 7289 de 1800 a.c para o ensino de Matemática: possibilidades didáticas com o uso da História da Matemática

Resumo

O presente artigo é uma pesquisa em História da Matemática para o ensino e tem como objetivo identificar as principais possibilidades didáticas que podem emergirem a partir do estudo e exploração do tablete babilônico YBC 7289. Assim, como sujeitos dessa pesquisa tivemos quatro professores de Matemática do Ensino Fundamental, organizando-a com os aspectos qualitativos, bibliográficos e análise da reunião ocorrida com tais professores. Para compor o cenário, formulou-se o seguinte problema: como o YBC7289 pode fazer parte do ensino de Matemática na Educação Básica e quais possibilidades didáticas podem ser identificadas a partir de seu uso com um grupo de professores? Desse modo, a pesquisa baseou-se no uso de artefatos históricos para o ensino, com ênfase nos mesopotâmicos que destacaram algumas das origens de conceitos da Matemática estudados na Educação Básica. O artefato histórico matemático utilizado é o YBC 7289 e a análise da conversação identificou três possibilidades didáticas explicitadas como os conteúdos matemáticos, as estratégias didáticas e os contextos interdisciplinares.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

Não há dados estatísticos.
Como Citar
DA SILVA NETO, Benjamim Cardoso; DE SOUSA, Celma Damas; DA CUNHA, Well Max Maia. A exploração do Tablete Babilônico Ybc 7289 de 1800 a.c para o ensino de Matemática: possibilidades didáticas com o uso da História da Matemática. Revista Interdisciplinar Animus, [S.l.], v. 3, n. 1, p. 1-17, dec. 2022. ISSN 2448-0665. Disponível em: <https://animus.plc.ifmt.edu.br/index.php/v1/article/view/70>. Acesso em: 25 july 2024.