A construção do conhecimento lógico-matemático: experiência com o Banho de Grude
Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre as práticas educativas relacionadas à educação matemática na primeira infância, bem como descrever atividades lúdicas por meio das quais se pode trabalhar os conhecimentos lógico-matemáticos numa relação entre corpo e espaço. Para isso, deu-se evidência neste estudo a atividade Banho de grude, desenvolvida junto a crianças da Educação Infantil, com a finalidade de vivenciarem experiências sensoriais, tendo o corpo como bússola e mapa para o (re)conhecimento de si, além dos conhecimentos integrados de linguagem, arte, ciência e, sobretudo, lógicos. Como referências ao estudo, destacam-se as abordagens dos Referenciais Curriculares para Educação Infantil (1998) e Base Nacional Comum Curricular (2018), por se tratar de documentos oficiais com propósito a orientações educacionais para as práticas pedagógicas nessa etapa da Educação. Aliado a isso, apoio-me em Edwards (1999), autor que discorre sobre as diversas linguagens das crianças e na junção de como essa comunicação possibilita a ampliação de seus conhecimentos, inclusive lógico-matemáticos. Além de contar com outras fontes como, Feitosa (2014), em sua dissertação de mestrado intitulada Educação Matemática e Arte na Infância, e a abordagem de Smole (2000), pesquisadoras que discorrem sobre a teoria inteligências múltiplas na prática escolar, sob o escopo de Matemática na Educação Infantil.
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