LITERATÉ

Relato de Experiência sobre Abordagem Comunicativa e educação literária como proposta de formação integral num curso de língua espanhola

Resumo

Neste trabalho busquei socializar uma prática pedagógica chamada LITERATÉ, mistura das palavras literatura e chá em língua espanhola, desenvolvida a partir da necessidade de promover a educação literária bem como a produção oral e escrita, numa perspectiva de formação integral dos meus alunos do curso de língua espanhola ofertado pelo Centro Interescolar de Línguas 01 do Recanto das Emas, em Brasília. Este relato de experiência está embasado teoricamente em elaborações sobre Abordagem Comunicativa no ensino de línguas para produções significativas em contextos reais; educação literária por ser a literatura um direito humano; e a formação integral, tendo o trabalho como princípio educativo. Foram resultados do projeto a leitura de obras literárias completas escritas em língua espanhola; momentos de diálogos reais sobre as obras literárias, vida e obra dos autores e experiências de leitura; a escrita de fanfics com finais alternativos e/ou continuação das histórias das obras lidas; e a ressignificação dos usos da biblioteca da escola.

Publicado
2021-12-28
Como Citar
ALBUQUERQUE, Geovane César dos Santos. LITERATÉ. Revista Interdisciplinar Animus, [S.l.], v. 2, n. 1, p. 41-56, dec. 2021. ISSN 2448-0665. Disponível em: <https://animus.plc.ifmt.edu.br/index.php/v1/article/view/62>. Acesso em: 02 oct. 2022.