AS REVOLUÇÕES DA LEITURA E NOVAS MODALIDADES METODOLOGICAS DE ENSINO ATRAVÉS DA TECNOLOGIA
Resumo
Resumo
Este estudo buscou fazer uma abordagem da revolução histórica e estrutural do processo de leitura, com o objetivo de entendemos a importância de trabalhar a literatura como objeto educativo e formador do homem. Tomaremos o material teórico de Roger Chartier, em “As revoluções da leitura no Ocidente” (1999), que propõe um entendimento sobre as revoluções ocorridas no processo da leitura. A tecnologia surge como novo aparato metodológico para o ensino da leitura, e é estudada a fim de esclarecer neste debate como os recursos tecnológicos podem auxiliar no aprimoramento da leitura/aprendizagem/escrita do aluno. Por fim propomos uma breve explanação do letramento e surgimento do letramento digital, buscando compreendemos sua prática como um instrumento que dá vazão ao ser humano, ou seja, o processo de absorção do letramento alfabético pelo digital.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
Apesar da revista não oferecer remuneração aos autores pela publicação de seus textos, já que os direitos autorais são cedidos em favor do periódico, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade dos autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Importa dizer a esse respeito que a revista se utliza do sistema de atribuição de autoria do Creative Commons License do tipo CC BY-NC, o que garante a possibilidade de uso e compartilhamento do material plubicado para fins não-comerciais, desde que feita a atribuição de autoria e do meio de publicação original.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.