COMÉRCIO ELETRÔNICO: UM ESTUDO SOBRE O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR BRASILEIRO ATRAVÉS DOS SITES DE SISTEMAS DE REPUTAÇÃO E CONFIANÇA
Resumo
Nas últimas décadas o desenvolvimento do E-commerce ou (Comércio Eletrônico) no Brasil está ganhando cada vez mais adeptos. Com isso, surge-se a necessidade de se investigar se essa nova forma de comércio está afetando o comportamento do consumidor. Pesquisas apontam que o consumidor atual adota critérios importantes para a tomada de decisão de compra, dentre elas destacam-se as variáveis de preço, localização e qualidade de produtos e serviços. No entanto, quando estas variáveis são semelhantes entre as empresas concorrentes, acredita-se que o design de serviços, reputação e a confiança gerada entre comércio e consumidor pode ser o fator decisão. Diante deste contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar o desenvolvimento do comércio eletrônico a partir dos sistemas de reputação e confiança utilizados pelas empresas, além de levantar os fatores que influenciam no comportamento do consumidor. Para realização da pesquisa optou-se pelo método exploratório. Utilizando nesse processo várias pesquisas bibliográficas de grandes difusores do E-commerce e do comportamento do consumidor. Os resultados encontrados demonstram que o desenvolvimento do comércio eletrônico faz com que empresas busquem meios tecnológicos diferenciados de aproximação com o consumidor, visando reconhecimento, confiança, adesão e fidelização de novos clientes. Esses por sua vez buscam no sistema de reputação e confiança um meio de ser percebido individualmente como cliente. Dessa forma o comércio eletrônico se consolida cada vez mais na economia brasileira ganhando novas empresas e consumidores para o mundo do E-commerce, trazendo mais opções de escolhas para o consumidor e gerando oportunidades para empreendedores nesse novo mercado.
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