COMÉRCIO ELETRÔNICO: UM ESTUDO SOBRE O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR BRASILEIRO ATRAVÉS DOS SITES DE SISTEMAS DE REPUTAÇÃO E CONFIANÇA
Resumo
Nas últimas décadas o desenvolvimento do E-commerce ou (Comércio Eletrônico) no Brasil está ganhando cada vez mais adeptos. Com isso, surge-se a necessidade de se investigar se essa nova forma de comércio está afetando o comportamento do consumidor. Pesquisas apontam que o consumidor atual adota critérios importantes para a tomada de decisão de compra, dentre elas destacam-se as variáveis de preço, localização e qualidade de produtos e serviços. No entanto, quando estas variáveis são semelhantes entre as empresas concorrentes, acredita-se que o design de serviços, reputação e a confiança gerada entre comércio e consumidor pode ser o fator decisão. Diante deste contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar o desenvolvimento do comércio eletrônico a partir dos sistemas de reputação e confiança utilizados pelas empresas, além de levantar os fatores que influenciam no comportamento do consumidor. Para realização da pesquisa optou-se pelo método exploratório. Utilizando nesse processo várias pesquisas bibliográficas de grandes difusores do E-commerce e do comportamento do consumidor. Os resultados encontrados demonstram que o desenvolvimento do comércio eletrônico faz com que empresas busquem meios tecnológicos diferenciados de aproximação com o consumidor, visando reconhecimento, confiança, adesão e fidelização de novos clientes. Esses por sua vez buscam no sistema de reputação e confiança um meio de ser percebido individualmente como cliente. Dessa forma o comércio eletrônico se consolida cada vez mais na economia brasileira ganhando novas empresas e consumidores para o mundo do E-commerce, trazendo mais opções de escolhas para o consumidor e gerando oportunidades para empreendedores nesse novo mercado.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
Apesar da revista não oferecer remuneração aos autores pela publicação de seus textos, já que os direitos autorais são cedidos em favor do periódico, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade dos autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Importa dizer a esse respeito que a revista se utliza do sistema de atribuição de autoria do Creative Commons License do tipo CC BY-NC, o que garante a possibilidade de uso e compartilhamento do material plubicado para fins não-comerciais, desde que feita a atribuição de autoria e do meio de publicação original.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.