A Exploração-Resolução-Proposição de Problemas na Formação Inicial do Professor de Matemática

Uma Revisão Sistemática de Literatura

  • Saul Barbosa de oliveira Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) sobre uma Metodologia de Ensino-Aprendizagem de Matemática denominada Exploração-Resolução-Proposição de Problemas (ERP) na formação inicial do professor de matemática, expondo não apenas uma organização de dados, mas também uma noção sobre o que vem sendo produzido por pesquisas acadêmicas buscando mostrar possíveis lacunas e pontos de convergência sobre a ERP para nortear futuras pesquisas. A pesquisa foi norteada pela seguinte pergunta: quais são as potencialidades, limitações e convergências da Metodologia de Exploração-Resolução-Proposição de Problemas na formação inicial do professor de Matemática? A RSL foi baseada no protocolo PRISMA (Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-Análises). Foi realizada uma busca por meio de quatro descritores pré-estabelecidos, nos idiomas português, inglês e espanhol. Foram encontrados 1440 trabalhos de pesquisa e, após a aplicação dos critérios de elegibilidade, destes foram selecionados na amostra cinco trabalhos de pesquisa. Foram encontradas diversas potencialidades no uso da ERP, tais como: o desenvolvimento da autonomia, confiança, criatividade, reflexão, concentração, interpretação e criação de diferentes estratégias; oportunidades de interação e socialização entre os participantes; interesse; motivação; compreensão de conceitos de forma aprofundada; melhoria no raciocínio para elaboração de estratégias de resolução, exploração e proposição de problemas; e auxílio na conexão entre o ensino superior e a educação básica. Além disso, foi percebido que o ensino-aprendizado de Matemática foi potencializado quando os pesquisadores faziam uso da ERP aliada a Representações Múltiplas de Álgebra, inclusive através da utilização de softwares educacionais.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-12-03
Como Citar
OLIVEIRA, Saul Barbosa de. A Exploração-Resolução-Proposição de Problemas na Formação Inicial do Professor de Matemática. Revista Interdisciplinar Animus, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 1-23, dec. 2024. ISSN 2448-0665. Disponível em: <https://animus.plc.ifmt.edu.br/index.php/v1/article/view/86>. Acesso em: 21 dec. 2024.