A Exploração-Resolução-Proposição de Problemas na Formação Inicial do Professor de Matemática

Uma Revisão Sistemática de Literatura

  • Saul Barbosa de oliveira Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Palavras-chave: Proposição de problemas, Resolução de problemas, Protocolo PRISMA

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) sobre uma Metodologia de Ensino-Aprendizagem de Matemática denominada Exploração-Resolução-Proposição de Problemas (ERP) na formação inicial do professor de matemática, expondo não apenas uma organização de dados, mas também uma noção sobre o que vem sendo produzido por pesquisas acadêmicas buscando mostrar possíveis lacunas e pontos de convergência sobre a ERP para nortear futuras pesquisas. A pesquisa foi norteada pela seguinte pergunta: quais são as potencialidades, limitações e convergências da Metodologia de Exploração-Resolução-Proposição de Problemas na formação inicial do professor de Matemática? A RSL foi baseada no protocolo PRISMA (Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-Análises). Foi realizada uma busca por meio de quatro descritores pré-estabelecidos, nos idiomas português, inglês e espanhol. Foram encontrados 1440 trabalhos de pesquisa e, após a aplicação dos critérios de elegibilidade, destes foram selecionados na amostra cinco trabalhos de pesquisa. Foram encontradas diversas potencialidades no uso da ERP, tais como: o desenvolvimento da autonomia, confiança, criatividade, reflexão, concentração, interpretação e criação de diferentes estratégias; oportunidades de interação e socialização entre os participantes; interesse; motivação; compreensão de conceitos de forma aprofundada; melhoria no raciocínio para elaboração de estratégias de resolução, exploração e proposição de problemas; e auxílio na conexão entre o ensino superior e a educação básica. Além disso, foi percebido que o ensino-aprendizado de Matemática foi potencializado quando os pesquisadores faziam uso da ERP aliada a Representações Múltiplas de Álgebra, inclusive através da utilização de softwares educacionais.

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Publicado
2024-12-03