A Exploração-Resolução-Proposição de Problemas na Formação Inicial do Professor de Matemática
Uma Revisão Sistemática de Literatura
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) sobre uma Metodologia de Ensino-Aprendizagem de Matemática denominada Exploração-Resolução-Proposição de Problemas (ERP) na formação inicial do professor de matemática, expondo não apenas uma organização de dados, mas também uma noção sobre o que vem sendo produzido por pesquisas acadêmicas buscando mostrar possíveis lacunas e pontos de convergência sobre a ERP para nortear futuras pesquisas. A pesquisa foi norteada pela seguinte pergunta: quais são as potencialidades, limitações e convergências da Metodologia de Exploração-Resolução-Proposição de Problemas na formação inicial do professor de Matemática? A RSL foi baseada no protocolo PRISMA (Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-Análises). Foi realizada uma busca por meio de quatro descritores pré-estabelecidos, nos idiomas português, inglês e espanhol. Foram encontrados 1440 trabalhos de pesquisa e, após a aplicação dos critérios de elegibilidade, destes foram selecionados na amostra cinco trabalhos de pesquisa. Foram encontradas diversas potencialidades no uso da ERP, tais como: o desenvolvimento da autonomia, confiança, criatividade, reflexão, concentração, interpretação e criação de diferentes estratégias; oportunidades de interação e socialização entre os participantes; interesse; motivação; compreensão de conceitos de forma aprofundada; melhoria no raciocínio para elaboração de estratégias de resolução, exploração e proposição de problemas; e auxílio na conexão entre o ensino superior e a educação básica. Além disso, foi percebido que o ensino-aprendizado de Matemática foi potencializado quando os pesquisadores faziam uso da ERP aliada a Representações Múltiplas de Álgebra, inclusive através da utilização de softwares educacionais.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Apesar da revista não oferecer remuneração aos autores pela publicação de seus textos, já que os direitos autorais são cedidos em favor do periódico, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade dos autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Importa dizer a esse respeito que a revista se utliza do sistema de atribuição de autoria do Creative Commons License do tipo CC BY-NC, o que garante a possibilidade de uso e compartilhamento do material plubicado para fins não-comerciais, desde que feita a atribuição de autoria e do meio de publicação original.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.