Auto e Heteroavaliação em Matemática

a escrita como ação para a apropriação do conhecimento

  • Francisco Djnnathan da Silva Goncalves Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus São Paulo do Potengi
  • Leydson Jose Ferreira da Silva Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus São Paulo do Potengi

Resumo

A pesquisa foi desenvolvida em turmas da disciplina Matemática, cujo objetivo consistiu em investigar o processo de formação conceitual a partir da escrita como eixo norteador das ações a serem efetivadas no decurso das aulas. Assim, propomos a leitura e escrita em Matemática como ação mobilizadora para o processo de ensino e aprendizagem, com uso de um instrumento de pesquisa e análise, a auto e heteroavaliação. É importante destacar que o instrumento utilizado não representa algo estanque, pois os eventos antecedentes no ambiente escolar, desde o plano de ensino até os desdobramentos de elaboração das aulas, pautadas na teoria cognitiva e aparato dos estudos da Educação Matemática, apoiam todo o percurso estabelecido pelo docente. Dessa forma, as informações disponibilizadas no instrumento tornam-se possíveis para a compreensão do percurso dos discentes em torno dos conceitos assimilados ou não durante a disciplina em que estão inseridos.

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Graduando em Licenciatura em Matemática no Instituto Federal do Rio Grande do Norte / Campus São Paulo do Potengi.

Publicado
2024-12-03
Como Citar
GONCALVES, Francisco Djnnathan da Silva; FERREIRA DA SILVA, Leydson Jose. Auto e Heteroavaliação em Matemática. Revista Interdisciplinar Animus, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 1-23, dec. 2024. ISSN 2448-0665. Disponível em: <https://animus.plc.ifmt.edu.br/index.php/v1/article/view/82>. Acesso em: 21 dec. 2024.