A Modernidade Através dos Textos de Duas Poetisas Contemporâneas
Uma Análise Comparada
Resumo
O presente artigo explora a modernidade na literatura através da análise de dois poemas contemporâneos de Danila Gonzaga e Laila Angelica Moraes. O objetivo é examinar as características técnicas, estilísticas e temáticas presentes nos poemas “Geografia da água” e “Lancinante anamnese” A pesquisa envolveu análise literária pela perspectiva da estilística formal e da análise de conteúdo, tendo selecionado poetisas mulheres, cujas obras ainda têm pouca visibilidade em comparação com outros escritores. Os poemas foram retirados de revistas literárias online, a revista Ruído Manifesto e a Revista Ikebana, ambas situadas no estado de Mato Grosso. A análise destaca recursos estilísticos como metáforas, símbolos, repetições e ritmo, além de estratégias de escrita como a primeira pessoa para criar uma conexão íntima com o leitor. A pesquisa conclui que esses poemas capturam elementos característicos da modernidade, como a introspecção, a busca por sentido e a abordagem subjetiva, refletindo a complexidade do período na literatura contemporânea.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Apesar da revista não oferecer remuneração aos autores pela publicação de seus textos, já que os direitos autorais são cedidos em favor do periódico, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade dos autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Importa dizer a esse respeito que a revista se utliza do sistema de atribuição de autoria do Creative Commons License do tipo CC BY-NC, o que garante a possibilidade de uso e compartilhamento do material plubicado para fins não-comerciais, desde que feita a atribuição de autoria e do meio de publicação original.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.