Olhar feminino no audiovisual em Streaming
Resumo
Este trabalho objetiva evidenciar a importância do olhar feminino no audiovisual em streamings, na análise do filme Mary Shelley. Especificamente, pretende-se discutir sobre a dinâmica dos modos de transmissão de conteúdo audiovisual; compreender como essa dinâmica se reflete no cinema de mulheres; e analisar os discursos da cinebiografia Mary Shelley, disponibilizada na Netflix, traçando um paralelo com o papel do streaming nas protagonistas femininas na mídia. Para tanto, é feita uma Análise de Discurso Crítica com base em Fairclough (2001), através das categorias de análise discutidas por ele e por Bakhtin (2003), que são intertextualidade e pressuposição. Conclui-se que as produções com olhares femininos crescem notadamente nas plataformas de streaming e isso traz luz a história de mulheres até então despercebidas ao longo do tempo.
Palavras-chave: Cinebiografia Mary Shelley. Cinema feminino. Streaming.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Apesar da revista não oferecer remuneração aos autores pela publicação de seus textos, já que os direitos autorais são cedidos em favor do periódico, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade dos autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Importa dizer a esse respeito que a revista se utliza do sistema de atribuição de autoria do Creative Commons License do tipo CC BY-NC, o que garante a possibilidade de uso e compartilhamento do material plubicado para fins não-comerciais, desde que feita a atribuição de autoria e do meio de publicação original.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.