Assimetrias linguísticas entre Latim e Português
uma breve demonstração a partir da poética de Públio Virgílio Maro (1784)
Resumo
O presente artigo busca analisar as assimetrias linguísticas entre o Latim e o português a partir de uma análise comparativa. Para tanto, recorremos à Écloga Primeira do livro Bucólicas, escrito pelo poeta mantuano Públio Virgílio Maro. Como fonte primária, temos a edição de 1784, realizada por Andrew Foulis –ex-editione de Petrus Burmannus-. Nossa pesquisa, portanto, foi documental. Objetivamos demonstrar os distanciamentos escavados entre a língua latina e o português a partir de uma perspectiva tipológica. Ao cabo, pudemos averiguar o aspecto majoritariamente sintético do latim frente ao português.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Apesar da revista não oferecer remuneração aos autores pela publicação de seus textos, já que os direitos autorais são cedidos em favor do periódico, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade dos autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Importa dizer a esse respeito que a revista se utliza do sistema de atribuição de autoria do Creative Commons License do tipo CC BY-NC, o que garante a possibilidade de uso e compartilhamento do material plubicado para fins não-comerciais, desde que feita a atribuição de autoria e do meio de publicação original.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.