Flora espontânea do lixão desativado de Itabaiana, Sergipe, Brasil: seleção de espécies para recuperação do local
Resumo
A recuperação de ambientes como os lixões são plenamente possíveis por meio da seleção e plantio de espécies resistentes às condições do local. Diante disso, o objetivo do presente trabalho foi inventariar a flora espontânea do lixão desativado de Itabaiana, SE. Foram realizadas expedições ao local na estação seca e na estação chuvosa. Em cada estação, toda a área foi percorrida e todas as espécies foram registradas, fotografadas e posteriormente determinadas. No total foram amostradas 100 espécies (57 nativas, 27 não nativas e 16 não determinadas), distribuídas em 80 gêneros e 30 famílias. Destas, 48 (22 nativas, 16 não nativas e 10 não determinadas) foram registradas na estação seca, 81 (50 nativas, 22 não nativas e nove não determinadas) na estação chuvosa e 29 (18 nativas e 11 não nativas) em ambas as estações. As famílias que apresentaram maior número de espécies foram Poaceae com 14 espécies, seguida de Asteraceae com 13, Fabaceae com oito, Convolvulaceae com sete e as famílias Euphorbiaceae, Malvaceae Rubiaceae e Solanaceae com cinco espécies cada. Os resultados apresentados no presente estudo indicam uma elevada riqueza de espécies colonizando o lixão desativado de Itabaiana, Sergipe. Dentre elas, muitas apresentam atributos ecológicos que podem auxiliar na recuperação do local.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Apesar da revista não oferecer remuneração aos autores pela publicação de seus textos, já que os direitos autorais são cedidos em favor do periódico, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade dos autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Importa dizer a esse respeito que a revista se utliza do sistema de atribuição de autoria do Creative Commons License do tipo CC BY-NC, o que garante a possibilidade de uso e compartilhamento do material plubicado para fins não-comerciais, desde que feita a atribuição de autoria e do meio de publicação original.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.