Os desafios do ensino remoto de Matemática no Programa Residência Pedagógica

Resumo

A prática docente no Brasil sempre passou por dificuldades, desde aspectos de valorização do trabalho até a infraestrutura disponibilizada para lecionar. Dificuldades essas que se agravaram ainda mais em decorrência da pandemia de Covid-19, que mudou a rotina de professores e alunos, que tiveram seus ambientes de trabalho/estudo, redirecionados para suas casas. O objetivo deste trabalho é relatar os desafios encontrados ao realizar atividades remotas de matemática para alunos do primeiro ano do ensino médio. Os participantes da pesquisa foram os alunos de uma escola participante do projeto Residência Pedagógica em Santarém-PA. Como procedimento metodológico, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, usando atividades previamente selecionadas nos dois encontros realizados por meio da plataforma digital Google Meet. No primeiro encontro, foi realizado um levantamento sobre as dificuldades encontradas pelos alunos nos conteúdos matemáticos já ministrados. No segundo, foram trabalhados conteúdos a fim de cessar tais dificuldades, por meio da resolução de exercícios, alguns contextualizados, outros não, em uma aula de matemática, na qual os alunos foram encorajados a participar de forma comunicativa, fazendo perguntas e ajudando a resolver as questões.  Ao fim das atividades, percebemos que existem dificuldades a serem superadas na prática docente por meio do ensino remoto, porém, há um engajamento por parte de alunos e professores para que essas dificuldades sejam superadas. Notamos ainda, que mesmo que o ensino remoto traga limitações de natureza interativa, alguns alunos participaram de forma ativa da aula tirando suas dúvidas e resolvendo algumas questões.

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Publicado
2022-12-29
Como Citar
QUADROS, Denner Rocha; MOTA, Ítalo Rayân Batista; DE ARAUJO, Angelica Francisca. Os desafios do ensino remoto de Matemática no Programa Residência Pedagógica. Revista Interdisciplinar Animus, [S.l.], v. 3, n. 1, p. 1-13, dec. 2022. ISSN 2448-0665. Disponível em: <https://animus.plc.ifmt.edu.br/index.php/v1/article/view/72>. Acesso em: 24 may 2024.