Os desafios do ensino remoto de Matemática no Programa Residência Pedagógica
Resumo
A prática docente no Brasil sempre passou por dificuldades, desde aspectos de valorização do trabalho até a infraestrutura disponibilizada para lecionar. Dificuldades essas que se agravaram ainda mais em decorrência da pandemia de Covid-19, que mudou a rotina de professores e alunos, que tiveram seus ambientes de trabalho/estudo, redirecionados para suas casas. O objetivo deste trabalho é relatar os desafios encontrados ao realizar atividades remotas de matemática para alunos do primeiro ano do ensino médio. Os participantes da pesquisa foram os alunos de uma escola participante do projeto Residência Pedagógica em Santarém-PA. Como procedimento metodológico, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, usando atividades previamente selecionadas nos dois encontros realizados por meio da plataforma digital Google Meet. No primeiro encontro, foi realizado um levantamento sobre as dificuldades encontradas pelos alunos nos conteúdos matemáticos já ministrados. No segundo, foram trabalhados conteúdos a fim de cessar tais dificuldades, por meio da resolução de exercícios, alguns contextualizados, outros não, em uma aula de matemática, na qual os alunos foram encorajados a participar de forma comunicativa, fazendo perguntas e ajudando a resolver as questões. Ao fim das atividades, percebemos que existem dificuldades a serem superadas na prática docente por meio do ensino remoto, porém, há um engajamento por parte de alunos e professores para que essas dificuldades sejam superadas. Notamos ainda, que mesmo que o ensino remoto traga limitações de natureza interativa, alguns alunos participaram de forma ativa da aula tirando suas dúvidas e resolvendo algumas questões.
##plugins.generic.usageStats.downloads##

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Apesar da revista não oferecer remuneração aos autores pela publicação de seus textos, já que os direitos autorais são cedidos em favor do periódico, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade dos autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Importa dizer a esse respeito que a revista se utliza do sistema de atribuição de autoria do Creative Commons License do tipo CC BY-NC, o que garante a possibilidade de uso e compartilhamento do material plubicado para fins não-comerciais, desde que feita a atribuição de autoria e do meio de publicação original.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.