Programa Residência Pedagógica: ações, experiências e desafios do ensino remoto em aulas de Matemática

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever as ações realizadas no Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), os desafios vividos no contexto remoto e as contribuições das experiências na formação profissional dos residentes da Licenciatura Integrada em Matemática e Física (LIMF). Para alcançar o objetivo descrito, fizemos uso da pesquisa qualitativa, do tipo autobiográfica como procedimento metodológico. Para isso, descrevemos a importância dos ciclos de capacitação realizados pelo Programa Residência Pedagógica, em um quantitativo de três formações: 1) a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); 2) a leitura e produção de textos acadêmicos; e 3) o uso de tecnologias para o ensino remoto. O conjunto das ações desenvolvidas desde o início do Programa, propiciaram preparação para enfrentamento aos desafios surgidos no ensino remoto. Neste contexto, aconteceram as aulas remotas para alunos do 8º ano de uma escola pública de Santarém/PA, que tiveram como aporte as ferramentas do google, tais como, google classroom, google meet e google forms. Ademais, destacam-se, as dificuldades de ensinar diante do contexto remoto como, por exemplo, o manuseio das ferramentas digitais ao postar atividades do ambiente virtual do google classroom, desinteresse dos alunos em participar das aulas, pois muitos não tinham aparelhos eletrônicos e, até mesmo, sinal de internet para acompanhar as atividades, entre outras dificuldades que se apresentaram no decurso do momento pandêmico.

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Publicado
2022-12-29
Como Citar
VALE, Junivon da Silva; PANTOJA, Glauco Cohen Ferreira; DE ARAUJO, Angelica Francisca. Programa Residência Pedagógica: ações, experiências e desafios do ensino remoto em aulas de Matemática. Revista Interdisciplinar Animus, [S.l.], v. 3, n. 1, p. 1-16, dec. 2022. ISSN 2448-0665. Disponível em: <https://animus.plc.ifmt.edu.br/index.php/v1/article/view/69>. Acesso em: 24 may 2024.