O livro didático como instrumento de aprendizagem

um olhar para o histórico do livro de Geografia

Resumo

O livro didático está presente na vida de docentes e discentes e é um dos principais recursos didáticos utilizados no processo de ensino aprendizagem e na construção de conceitos. Este trabalho busca apresentar um breve diagnóstico de como o livro didático de Geografia tem sido pensado ao longo da história brasileira e avaliado pelos programas oficiais do governo federal, a fim de estimular o estudante a problematizar seu cotidiano e dar subsídios ao professor para uma aproximação do conteúdo sistematizado ao cotidiano do aluno. Nessa perspectiva, a partir de um levantamento bibliográfico e documental, foi apresentado um breve histórico do livro didático, seus processos avaliativos (antes da reforma proposta pela BNCC) e seu relevante papel no processo de ensino. Como resultado, percebemos que o livro didático desde sua estrutura inicial vem despertando o interesse de distintos pesquisadores e influenciando políticas de avaliação, especialmente devido sua inserção no espaço escolar e relevância assumida neste ambiente.

Publicado
2021-12-28
Como Citar
DE MENEZES, Priscylla Karoline. O livro didático como instrumento de aprendizagem. Revista Interdisciplinar Animus, [S.l.], v. 2, n. 1, p. 24-40, dec. 2021. ISSN 2448-0665. Disponível em: <https://animus.plc.ifmt.edu.br/index.php/v1/article/view/59>. Acesso em: 02 oct. 2022.