Análise das relações sociais entre os comerciantes do Camelô de Pontes e Lacerda

  • Miguel Eugenio Vilanova Instituto Federal de Mato Grosso - Pontes e Lacerda Fronteira Oeste http://orcid.org/0000-0002-5734-888X
  • Simone Braga e Silva Chaves Instituto Federal de Mato Grosso - Pontes e Lacerda Fronteira Oeste
  • Adélia Maria de Souza Lima Universidade do Estado de Mato Grosso - Tangará da Serra
  • Ben Hur Cardoso Instituto Federal de Mato Grosso - Pontes e Lacerda Fronteira Oeste

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as relações sociais de cooperação e confiança entre os lojistas que possuem banca de camelô na cidade de Pontes e Lacerda – MT. Levando em considerações que a relação social está associada a um conceito complexo e a um conjunto de interações individuais ou grupo social, essas interações podem acontecer em qualquer ambiente onde possam ocorrer espaços sociais, acontecendo de maneira natural ou por interesses individuais. Por isso, é necessária uma análise sobre as relações sociais, o funcionamento e as possibilidades da atividade de camelô e relação social. As relações sociais entre os camelôs são marcadas, ou se definem, por integração social interpessoal, onde pode ter relações amparadas em parentesco, amizade, vizinhança ou qualquer vínculo que traga alguma aproximação que configure uma relação social. O trabalho teve como abordagem a pesquisa de natureza quantitativa com objetivo principal transmitir informações quantificadas, pois, busca compreender o contexto do problema e preocupa-se com aspectos da realidade que não podem ser quantificados centrando-se na compreensão e explicação da dinâmica das relações sociais, dados que precisarão ser analisados indutivamente na interpretação. A relação social se estabelece pela dupla dimensão do trabalho e suas relações direta ou indiretamente, as influências interpessoais têm muito a contribuir o bom desenvolvimento e motivação do pessoal.

Publicado
2021-12-06
Como Citar
VILANOVA, Miguel Eugenio et al. Análise das relações sociais entre os comerciantes do Camelô de Pontes e Lacerda. Revista Interdisciplinar Animus, [S.l.], v. 2, n. 1, p. 10-23, dec. 2021. ISSN 2448-0665. Disponível em: <https://animus.plc.ifmt.edu.br/index.php/v1/article/view/52>. Acesso em: 02 oct. 2022.