Uso de SIGs para geração de mapas com a localização média da Mama Cadela (Brosimum gaudichaudii) na margem noroeste do município de São Francisco, bacia hidrográfica do rio São Francisco, MG
Resumo
A gestão dos recursos naturais de maneira responsável é, sem dúvida, um dos maiores desafios de gestão ambiental. Para isso, técnicas de sensoriamento remoto têm sido cada vez mais usadas objetivando um melhor e maior auxílio à decisão. Na margem Noroeste (B) do município de São Francisco, Norte de Minas Gerais, localizado na bacia alto-média do rio São Francisco e onde o Cerrado natural sofreu intensa degradação no intervalo de 41 anos (1975-2016), realizou-se o presente estudo, objetivando, através da metodologia de sobreposição de imagens cartográficas, utilizando-se a ferramenta IDW do software Arcgis 10.2 gerar um mapa capaz de apresentar a média populacional da Mama cadela (Brosimum gaudichaudii) por ponto de coleta. Pode-se concluir, após a exitosa experiência metodológica aqui presente, que o mapeamento sobreposto aqui realizado apresenta a Mama Cadela (Brosimum gaudichaudii) com uma baixa distribuição de indivíduos, ocorrendo, em especial nas regiões Leste, Sudeste e Sul. Com base na comparação relativa do mapa de IDW da espécie e o mapa de uso e ocupação, é possível observar uma tendência dessa árvore estar presente em áreas de pastagem, sugerindo que estas podem ter sido abatidas antes da proteção atual à vegetais ameaçados de extinção para venda de seus insumos para a indústria farmacológica, o que ajuda a explicar porque observou-se uma população tão baixa.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
Apesar da revista não oferecer remuneração aos autores pela publicação de seus textos, já que os direitos autorais são cedidos em favor do periódico, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade dos autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Importa dizer a esse respeito que a revista se utliza do sistema de atribuição de autoria do Creative Commons License do tipo CC BY-NC, o que garante a possibilidade de uso e compartilhamento do material plubicado para fins não-comerciais, desde que feita a atribuição de autoria e do meio de publicação original.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.