Uso de SIGs para geração de mapas com a localização média da Mama Cadela (Brosimum gaudichaudii) na margem noroeste do município de São Francisco, bacia hidrográfica do rio São Francisco, MG

  • Pedro Luiz Teixeira de Camargo Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG
  • Paulo Pereira Martins Júnior Universidade Federal de Ouro Preto
  • Marcílio Baltazar Teixeira Universidade Federal do Pampa http://orcid.org/0000-0003-1310-3837
  • Fernando Antônio Madeira Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (UTRAMIG)
  • Raphaella Karla Portes Beserra Professora de Geografia rede básica de ensino http://orcid.org/0000-0002-5734-888X

Resumo

A gestão dos recursos naturais de maneira responsável é, sem dúvida, um dos maiores desafios de gestão ambiental. Para isso, técnicas de sensoriamento remoto têm sido cada vez mais usadas objetivando um melhor e maior auxílio à decisão. Na margem Noroeste (B) do município de São Francisco, Norte de Minas Gerais, localizado na bacia alto-média do rio São Francisco e onde o Cerrado natural sofreu intensa degradação no intervalo de 41 anos (1975-2016), realizou-se o presente estudo, objetivando, através da metodologia de sobreposição de imagens cartográficas, utilizando-se a ferramenta IDW do software Arcgis 10.2 gerar um mapa capaz de apresentar a média populacional da Mama cadela (Brosimum gaudichaudii) por ponto de coleta. Pode-se concluir, após a exitosa experiência metodológica aqui presente, que o mapeamento sobreposto aqui realizado apresenta a Mama Cadela (Brosimum gaudichaudii) com uma baixa distribuição de indivíduos, ocorrendo, em especial nas regiões Leste, Sudeste e Sul. Com base na comparação relativa do mapa de IDW da espécie e o mapa de uso e ocupação, é possível observar uma tendência dessa árvore estar presente em áreas de pastagem, sugerindo que estas podem ter sido abatidas antes da proteção atual à vegetais ameaçados de extinção para venda de seus insumos para a indústria farmacológica, o que ajuda a explicar porque observou-se uma população tão baixa.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Biólogo e Geógrafo, Doutor em Ciências Naturais pela UFOP, Docente do Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

##submission.authorWithAffiliation##

Geólogo e Doutor em Geologia pela Universidade Paris IV e Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Ouro Preto

##submission.authorWithAffiliation##

Engenheiro Agrimensor e Doutor em Ciências Naturais pela UFOP. Professor Assistente da Universidade Federal do Pampa

##submission.authorWithAffiliation##

Químico e Matemático, Doutor em Química pela UFMG. Professor da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (UTRAMIG)

##submission.authorWithAffiliation##

Geógrafa, Mestre em geografia pela UFG, Professora de Geografia rede básica de ensino 

Publicado
2022-01-13
Como Citar
DE CAMARGO, Pedro Luiz Teixeira et al. Uso de SIGs para geração de mapas com a localização média da Mama Cadela (Brosimum gaudichaudii) na margem noroeste do município de São Francisco, bacia hidrográfica do rio São Francisco, MG. Revista Interdisciplinar Animus, [S.l.], v. 2, n. 1, p. 57-69, jan. 2022. ISSN 2448-0665. Disponível em: <https://animus.plc.ifmt.edu.br/index.php/v1/article/view/49>. Acesso em: 02 oct. 2022.