PADRÕES DOMINANTES DE OSCILAÇÃO DA TEMPERATURA DO AR NO ESTADO DE MATO GROSSO POR MEIO DE ONDELETAS
Resumo
A temperatura do ar é uma das variáveis mais utilizadas em estudos climatológicos sendo importante para diversas análises que envolvem processos biológicos, químicos e físicos, tem também um importante impacto social, uma vez que dados dessa variável tem sido bastante usados para reforçar os estudos sobre o aquecimento global. O objetivo geral deste trabalho consiste em analisar os periodogramas gerados por meio de análise de ondeletas aplicados as séries temporais dos dados de temperatura do ar obtidos pela rede de Estações Meteorológicas mantidas pelo INMET no Estado de Mato Grosso. Nesta análise, buscou se detectar eventuais correlações entre as sazonalidades das séries e o fenômeno El Niño. Os resultados nos mostraram a possibilidade de influencias deste fenômeno nas variações de temperatura do ar, sendo este resultado potencialmente significativo para alavancar novos estudos para explicar fisicamente esta relação.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
Apesar da revista não oferecer remuneração aos autores pela publicação de seus textos, já que os direitos autorais são cedidos em favor do periódico, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade dos autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Importa dizer a esse respeito que a revista se utliza do sistema de atribuição de autoria do Creative Commons License do tipo CC BY-NC, o que garante a possibilidade de uso e compartilhamento do material plubicado para fins não-comerciais, desde que feita a atribuição de autoria e do meio de publicação original.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.