GESTÃO DE CUSTOS NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O CUSTO POR ALUNO DO IFMT CAMPUS PONTES E LACERDA-MT NO ANO DE 2017

  • Adalto Coelho Oliveira IFMT

Resumo

A construção de uma sociedade mais humana, social, digna de respeito e socialização entre os indivíduos que compartilham seus conhecimentos e experiências é dever e um dos principais objetivos da educação, buscando perante a formação do conhecimento, arranjar em meio as suas ferramentas de condução, aprimorar o conhecimento de crianças, jovens e adultos, para que num futuro haja esperança de uma vida socialmente e financeiramente mais estável. Desta forma, podemos observar que a educação é um fator determinante na vida de todas as pessoas, seja como papel de construção de seus ideais, assim como na condução de suas escolhas e caminhos financeiramente falando. Chama-se a atenção ao falarmos educação, seja ela de caráter público, os valores dos investimentos por parte das instituições de ensino em seu quadro de alunos, almejando saber quanto é investido por aluno na educação pública no Brasil. Nesse sentido, este trabalho demonstra os custos por aluno do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso/ Campus Pontes e Lacerda - Fronteira Oeste, tendo como base de estudo o ano de 2017, evidenciando de maneira sucinta os principais motivos das evasões escolares no IFMT, problema esse que constantemente observado nas escolas públicas do país, assim como mensurar os custos incorridos nessas evasões.

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Publicado
2019-01-31
Como Citar
OLIVEIRA, Adalto Coelho. GESTÃO DE CUSTOS NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O CUSTO POR ALUNO DO IFMT CAMPUS PONTES E LACERDA-MT NO ANO DE 2017. Revista Interdisciplinar Animus, [S.l.], v. 1, n. 7, p. 24-44, jan. 2019. ISSN 2448-0665. Disponível em: <https://animus.plc.ifmt.edu.br/index.php/v1/article/view/18>. Acesso em: 24 may 2024.