O ESTADO E O (RE)SURGIMENTO DA MINERAÇÃO NO BRASIL
Resumo
Este trabalho tem como objetivo divulgar as análises preliminares da dissertação intitulada “O Capital Minerador e as Mudanças Sócioespaciais e Econômicas no Vale do Rio Crixás – GO”. O estudo faz parte do tópico 2.2 do capítulo 2 da referida dissertação. Nesse sentido, destaca-se as principais ações protagonizadas pelo Estado brasileiro que incentivaram e criaram um ambiente favorável para o (re)surgimento de investimentos no setor mineral no país, por meio da criação de instituições voltadas à regulação e fiscalização do setor, bem como pela pesquisa mineral financiada/realizada pelo Estado no decorrer do século XX. Para a produção deste trabalho foram utilizados os seguintes passos metodológicos: análise bibliográfica (teórica e documental); tabulação e análise de dados. Os resultados aqui apresentados caracterizam está divulgação científica como exploratória, qualitativa e quantitativa. Destaca-se que as ações estatais, principalmente no decorrer do século XX, foram preponderantes para a consolidação e expansão do setor mineral, bem como para sua internacionalização após a década de 1990, tornando cada vez mais expressivo o capital internacional nesse setor.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
Apesar da revista não oferecer remuneração aos autores pela publicação de seus textos, já que os direitos autorais são cedidos em favor do periódico, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade dos autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Importa dizer a esse respeito que a revista se utliza do sistema de atribuição de autoria do Creative Commons License do tipo CC BY-NC, o que garante a possibilidade de uso e compartilhamento do material plubicado para fins não-comerciais, desde que feita a atribuição de autoria e do meio de publicação original.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.