CONTROLE SOCIAL POR MEIO DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO NO MUNICÍPIO DE GLÓRIA D’OESTE – MT

  • Bruno Cristianismo Lourenço Faculdade Católica Rainha da Paz - FCARP

Resumo

Nunca na história se ouviu falar tanto na palavra corrupção, nos canais de TV e nos rádios essas manchetes já viraram rotina. Muitas pessoas criticam a política no Brasil, porém os mesmos não acompanham as informações públicas que estão disponíveis, muitos nunca se quer foram em uma audiência pública em seu município para ver como estão sendo investidos os seus impostos, entretanto essa é uma realidade que está começando a mudar. Devido à grande corrente de corrupção que a esfera pública vive atualmente, se fez necessário a criação de alguns mecanismos para que a população ajude a fiscalizar o poder público. Sendo assim fez-se necessário um estudo sobre a Lei de Acesso à Informação, tendo em vista que por meio dela foi criado um importante canal de comunicação entre a população e o ente público, o Serviço de Atendimento ao Cidadão - SIC. Diante disso a pesquisa foi realizada no município de Glória D’Oeste - MT, tendo como referência os dados publicados no site da prefeitura, de março de 2017 à março de 2020, ao qual pretende-se verificar o número de visitas que o site teve e se as pessoas estão buscando mais informações utilizando-se do SIC.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Católica Rainha da Paz de Araputanga (2015). Especialização em Gestão Pública pela Faculdade Afirmativo (2017). Especialização em andamento em Matemática Financeira e Estatística pela Faculdade Venda Nova Imigrantes (2019). Atualmente é Ouvidor da Prefeitura Municipal de Glória D Oeste - MT, onde se dedica no fortalecimento do Controle Social e na garantia de Direitos Humanos. Tem experiência em Ética e Cidadania, Contabilidade e Administração Pública.

Publicado
2021-01-04
Como Citar
LOURENÇO, Bruno Cristianismo. CONTROLE SOCIAL POR MEIO DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO NO MUNICÍPIO DE GLÓRIA D’OESTE – MT. Revista Interdisciplinar Animus, [S.l.], v. 1, n. 10, p. 48-56, jan. 2021. ISSN 2448-0665. Disponível em: <http://animus.plc.ifmt.edu.br/index.php/v1/article/view/44>. Acesso em: 13 abr. 2021.