Uma Concepção Africana de Direitos Humanos
Resumo
Partindo do fato de que os direitos humanos significam uma realidade desafiadora para o continente africano, este trabalho (consequência de uma pesquisa de iniciação científica realizada, durante o período de julho/2020 a julho/2021, como bolsista PIBIC-UESPI) assume como seu principal objetivo discutir em que sentido podemos falar de uma concepção africana de direitos humanos. O esforço em buscar respostas nos leva a estabelecer um diálogo com Obioha, Oyowe, Metz, Gyekye, Appiah, dentre outros. Uwaezuoke Obioha aponta que as questões de direitos humanos e liberdade são atuais na maioria das discussões sociopolíticas. Ele destaca a importância de uma base filosófica adequada sobre a qual se possa sustentar essas temáticas. Anthony Oyowe nega a posição de que uma concepção de direitos humanos seja culturalmente relativa, discordando da alegação de existir um caso africano em questão. Thaddeus Metz apresenta o Ubuntu como elemento basilar sobre o qual se pode tornar realidade a criação de uma moralidade pública. Kwame Gyekye discute a prevalência do comunitário sobre o individual como característica chave para a definição da identidade cultural africana. Anthony Appiah enfrenta o difícil problema de definir o que significa ser africano.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Apesar da revista não oferecer remuneração aos autores pela publicação de seus textos, já que os direitos autorais são cedidos em favor do periódico, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade dos autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Importa dizer a esse respeito que a revista se utliza do sistema de atribuição de autoria do Creative Commons License do tipo CC BY-NC, o que garante a possibilidade de uso e compartilhamento do material plubicado para fins não-comerciais, desde que feita a atribuição de autoria e do meio de publicação original.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.